segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Manifstação exige Educação do Campo de qualidade e fecha BR-101




“Educação do Campo: direito nosso, dever do Estado”, eram as palavras escritas numa faixa que um grupo de manifestantes carregava quando fecharam o trânsito na BR-101 hoje, 3 de agosto de 2015. A mobilização começou por volta das 8:00 no trevo de Arataca e manteve a estrada parada por duas horas. 

Os manifestantes exigiam melhores condições de trabalho e melhoria da Educação do Campo para o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Campo Milton Santos. Localizado no Assentamento Terra Vista, o “Mílton” representa uma grande vitoria do MST, da comunidade assentada e toda região sul da Bahia. Desde sua  fundação, em 2009, tem viabilizado formação e a capacitação de jovens e adultos para intervir no desenvolvimento da região, em sua dimensões econômicas, ambientais e sociais.




Atualmente, o Centro oferece o ensino médio profissionalizante nos cursos de agroecologia, agroindústria, informática, meio ambiente, segurança do trabalho, agro extrativismo e zootecnia para cerca de 1 mil estudantes, que residem nos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA). O número de estudantes do CEEP do Campo Mílton Santos cresce a cada ano, mas as condições de trabalho tem sido cada vez piores. Além de professores efetivos e REDA, o Centro têm 50% de professores PST, cujos os sálarios são menores que os demais professores.



De acordo com Eva Morais - professora do CEEP do Campo Mílton Santos, “Nós convocamos os estudantes a se juntarem nessa mobilização pois já completou 5 meses que os professores contratados na modalidade Prestação de Serviço Temporário – PST estão sem receber seus proventos. Diante dessa situação decidimos paralisar a BR-101 por duas horas para chamar a atenção da Secretaria de Educação, do Governo Estadual e da sociedade civil como um todo sobre nossa situação.”


Solange Brito – moradora do Assentamento Terra Vista, diretora do CIFF e mãe de dois jovens que estudam no CEEP do Campo Milton Santos, explica que é preciso ter solidariedade com esses trabalhadores, pois eles estão vendendo sua força de trabalho e merecem receber por isso. “Por isso que esta mobilização conta com a presença de moradores do Assentamento Terra Vista e Rio Aliança, estudantes, professores e terceirizados do Centro Integrado Florestan Fernandes (CIFF) e do CEEP do Campo Mílton Santos.

Joelson Ferreira – membro da coordenação do Assentamento Terra Vista, pai de dois jovens que estudam no CEEP do Campo Milton Santos, agradeceu a colaboração dos motoristas que tiveram sua rotina alterada pela manifestação. Ele lembrou ainda que é direito de todos os trabalhadores se manifestarem e lutarem por seus direitos.