quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

II Jornada de Agroecologia da Bahia

De 12 a 15 de dezembro acontece a II Jornada de Agroecologia da Bahia. O evento é uma realização da Teia Agroecológica dos Povos da Cabruca e da Mata Atlântica e será sediado no Assentamento Terra Vista (MST), em Arataca (BA). A partir do tema “AGROECOLOGIA: ações agroecológicas para o empoderamento comunitário”, a Jornada contará com rodas de conversa, oficinas e a plenária que resultará em um documento final com orientações para a agenda de atividades da Teia em 2014.

A II Jornada de Agroecologia da Bahia busca, a partir das demandas e potencialidades identificadas no Litoral Sul do estado, auxiliar o desenvolvimento sustentável e socioeconômico e o empoderamento dos povos e comunidades tradicionais residentes nesse território. São esperados cerca de 500 participantes, entre indígenas, mestres de tradição oral, quilombolas, movimentos sociais, assentados, estudantes, pesquisadores e profissionais em Agroecologia.

As oficinas temáticas abordarão temas como manejo, uso de tecnologias agroecológicas, Sistemas Agroflorestais (SAfs), agricultura familiar, permacultura, cacau orgânico, formação cultural, saberes ancestrais, segurança alimentar, saúde, entre outros. Com o objetivo de fortalecer a identidade e a cultura tradicional, durante o evento também serão realizadas atividades artísticas, como ciranda, oficina de alfaia e roda de capoeira, além de vivências voltadas para as crianças do assentamento e das famílias participantes.

Como espaço de reflexão e troca de saberes, a Jornada busca ainda fortalecer a criação de propostas, ações continuadas de formação e ampliação do conhecimento sobre a importância da Agroecologia, da territorialidade para a vida, da organização popular e do desenvolvimento da qualidade de vida dos povos e comunidades tradicionais da Bahia.


SERVIÇO 

II Jornada de Agroecologia da Bahia
Local: Assentamento Terra Vista, Arataca-Bahia.
Dia: 11 (chegada, inscrições, acampamento para as brigadas) a 15 de dezembro de 2013
Inscrições: migre.me/gXGCx 
Informações: jornadadeagroecologiadabahia@gmail.com / 73 9819-0706 / 71 9374-2037
Fanpage: www.facebook.com.br/jornadadeagroecologiadabahia 
Acomodação: Serão disponibilizados espaços para acampamento. Os participantes devem trazer barracas, colchões, cobertores e materiais de uso pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário